domingo, 5 de janeiro de 2020

A abolição do homem - C.S. Lewis


"Humani nihil a me alienum puto..." Latim




A abolição do homem se trata de uma critica a forma de banalização dos valores tradicionais e morais por parte de alguns homens.


C.S. Lewis nos apresenta a um livro que ele chama de "Livro Verde", onde ele critica o uso de palavras e seu real significado moral. Ele passa grande parte dos dois primeiros capítulos discutindo sobre isso, o que é cansativo, mesmo eu amando a escrito do autor. Claro, que isso é usado para que você reflita sobre sua utilização da moral.
No terceiro capitulo, Lewis faz criticas a forma que o Homem trata a natureza e a modificação do percurso dela. Achei bem polemico e um pouco conservador haha ele também nos apresenta e exemplifica o Tao, que é uma palavra de origem oriental e que significa o conjunto de valores estabelecidos em diversas culturas mantidas pela tradição.

Como disse acima eu gosto muito da escrita de  C.S. Lewis, esse é o segundo livro que leio dele em menos de dois meses e tenho que dizer que este é bem difícil de ler.




O livro se divide em 3 capítulos: Homens sem peito, O caminho, A abolição do homem e uma apêndice com exemplos do Tao. Uma diferença deste livro para os mais "normais" são as notas de roda pé que estão no final no livro, e precisam ser lidas, para total compreensão do tema abordado

“O coração nunca toma o lugar da cabeça, mas ele pode, e deve, obedecer-lhe”.

Nos primeiros dois capítulos fiqueibem perdida, tive que contar com a ajuda do Tio Google pra entender umas questões e não desistir do livro haha  Sabe quando você lê duas vezes e ainda fala "ã? que?" pois é... mas a terceira parte da é mais tranquilo pra compreender o que Lewis quis passar.

O que eu achei?
Bem, minha nota é 2/5, tem coisas muito válidas pra se levar pra vida, os exemplos do Tao por exemplo... mas acho que tem tanta critica pra um único "livro" que parece que ele não pensou em mais nada por pelo menos 60 paginas, e isso me cansou um pouco.
Eu com certeza quero ler ele em outro momento e reavalia-lo.

Você já leu? Gostou? 

bjs,
Laís ♥

0 comentários:

Postar um comentário

 

Design e programação final por Laís Marietto.
Proibido cópia e/ou reprodução.