E você sabia que tem um dia especial pra esses lindinhos que tanto amo? haha
Siim, dia 1º de agosto é o dia criado para eles, que colorem as nossas unhas a muito tempo, mais ou menos desde 3500 a.c!
Acredita se que, primeiro uso do esmalte foi feito pelo povo egípsio! Na época, eles usavam henna preta nas unhas para as mulheres em geral e a henna em cor vibrante, como o vermelho por exemplo, era reservada somente para a realeza. Que é o caso de amor entre o vermelho escuro e Cleópatra.
Essa distinção social no uso da tonalidade do esmalte, também era visto entre os chineses. Onde, o uso de tons vermelhos e metálicos (prata) significavam a ocupação de um lugar privilegiado na hierarquia social.
Em meados do século XIX, os cuidados com as unhas aumentaram e o de pintura (esmaltação) diminuiu, visto que para a época era mais importante passar um aspecto de virtude até pelas pontinha dos dedos, então, as unhas eram bem aparadas, polidas e perfumadas!
Mas (graças a Deus kkk) a coloração das unhas voltou com força em 1920, com a francesa Michelle Ménard, que trouxe para o mercado da beleza algo que originou o esmalte que temos hoje. Que eram coloração das unhas inspirados nas tintas usadas no acabamento dos carros da época. Claro, que as grandes estrelas de Hollywood começaram a usar os "esmaltes" deixando os vidrinhos coloridos como uma nova super tendência e sendo mais um de nossos acessórios!
Desde então, a evolução de cores e acabamentos não parou! Nos anos 50, os vermelhos, nos anos 60 tons mais claros como nude e rosa, nos anos 80 cores vibrantes como rosa/roxo e metalizadas. Anos 90 volta os vermelhos e os branquinhos. O que faz nascer nossa famosa francesinha. Nos anos 2000 em diante voltaram os metalizados, nude, vermelhos variados, criaram novas tonalidades de azuis, verdes e por ai vai. Sem falar nas unhas decoradas, com pedrarias e desenhos.
![]() |
| Uma parte da minha coleção de esmaltes |
Mas invenções não param por ai, o polimento das unhas por exemplo, começou pelos romanos, onde a pintura das unhas era substituída somente pelo cuidado, onde materiais abrasivos realizavam o polimento das unhas, deixando elas naturais e bem aparadas.
Também temos o a invenção do palito no seculo XIX, que até hoje utilizado para a remoção daqueles restinhos de esmalte que ficam nas cutículas.
Legal a história né? hoje eles são tao tecnológicos (sand, térmicos, cromados), que nem paramos pra pensar na sua origem.
Feliz dia do esmalte para todas as viciadas em esmaltes ♥
Um beijo (da viciada em esmaltes kkkk),
Laís ♥





É o mesmo dia que o Dia mundial da Amamentação. Muito interessante o histórico dos esmaltes, Boa postagem !!
ResponderExcluirNossa que legal!! Obrigada May ♥
ExcluirMaravilhoso!
ResponderExcluir;)